Antonio Santos

Logo IIMPAZ

Antônio Santos, PhD.

Criando Relações Extraordinárias na vida pessoal e profissional

As nossas relações são fundamentais em todos os aspectos de nossas vidas, pois delas dependem nosso sucesso na família, na sociedade, na nossa vida religiosa, política e espiritual, bem como no nosso trabalho. Você já pensou que sem nossa relação com o outro não podemos saber que existimos? Sem nossas relações como podemos saber se estamos vivendo bem ou mal? Sempre ouvimos o ditado de que ninguém é uma ilha e nós estamos constantemente nos ilhando, isolando e nos separando dos outros em nome da defesa dos nossos “melhores interesses” que só nos faz sofrer.

Passos para relações extraordinárias

Criar relações extraordinárias é muito simples, mas não é fácil, porque requer muito trabalho neste mundo, onde tudo se quer alcançar com rapidez e facilidade. Vários passos são necessários para se criar relações deste tipo:

1) Ter consciência da natureza e qualidade de suas relações.

2) Cultivar uma honestidade brutal com tudo e com todos sem subterfúgios. Este tipo de honestidade nos liberta de maneira profunda, pois como nos diz Um Curso em Milagres existem dois movimentos internos para sairmos da escuridão: um é reconhecer que escuridão não esconde nada e o outro que não existe nada que queremos esconder mesmo que possamos.

3) Aumentar nossa flexibilidade, pois sem flexibilidade qualquer coisa se quebra com o menor vento.

4) Cultivar alegria e felicidade, pois onde não há alegria e felicidade há morte. Nesta situação, tudo que pensamos, sentimos e fazemos traz dor e sofrimento. O cultivo da alegria inclui vigilância contra nosso próprio ego.

5) Planejar constantemente. A ideia de que a vida está nos acontecendo e que não precisamos ou não temos que fazer nada para ela acontecer é um dos maiores enganos.

Porque as relações não dão certo?

Um dos aspectos fundamentais que atravancam ou mesmo acabam com qualquer relação diz respeito ao nosso ego e como o deixamos invadir nossa mente e, consequentemente, nossas relações. Assim, para respondermos a esta pergunta precisamos compreender um pouco de como a mente funciona. Uma maneira simples de entender o funcionamento da mente é estar consciente de que ela contém basicamente dois sistemas de pensamentos como nos ensina Um Curso em Milagres: o do ego e o do Self.

De um lado, o sistema de pensamento do ego é inteligente, mas não tem sabedoria. Ele é a fonte de toda a mentira, a calúnia, o egoísmo, a enganação, ciúme, apego, dor, sofrimento e muito mais. Sendo fonte de tudo isto o sistema de pensamento do ego luta pela separação, uma vez que quanto mais nos sentirmos separados do outro mais em controle ele está da mente. Este sistema de pensamento é baseado na falta de amor, pois onde não existe amor existe separação.

Do outro lado existe na mente o sistema de pensamento do Self, do Ser Superior ou como nos diz Um Curso em Milagres, o sistema de pensamento do Espírito Santo, que além de ser inteligente é sábio. Ele é a fonte de toda alegria, felicidade, honestidade, carinho, desapego, bondade, empatia, compaixão e muito mais. Como fonte de tudo isto ele é nosso guia em direção a união que traz paz, saúde, criatividade e força interna. Somente quando permitimos o Self guiar nossa mente existe Amor verdadeiro, porque onde existe amor é impossível acontecer a separação.

A todo segundo estamos escolhendo entre o ego, para controlar nossa mente, ou o Self para guiá-la. Quem faz esta escolha, segundo Dr. Kenneth Wapnick, que foi um dos grandes estudiosos do Curso, é o Decisor, cuja única função dentro da nossa mente é decidir entre estes dois sistemas, estabelecendo assim qual vai comandá-la a determinado momento.

Desta maneira, no fundo as relações não dão certo porque deixamos nosso ego tiranizar nossa mente e assim destruir tudo de bom que existe dentro dela. No momento que designamos o ego como chofer de nossa mente, neste mesmo instante abandonamos o Self, o Espírito Santo. Todo conflito em qualquer relação pessoal ou profissional vem desta simples escolha que fazemos, na maioria das vezes inconscientemente Este processo é simples, mas não se engane porque não é fácil mudar. A mudança requer muito trabalho e, às vezes, mais do que estamos dispostos a fazer.

As percepções errôneas do ego

Nosso ego é a fonte de todas nossas percepções errôneas e uma das maiores percepções errôneas do ego é com relação ao amor. O amor é confundido com ciúme, apego, troca, simples prazer físico e até violência. Ouvimos muito dizer que “tenho ciúmes porque te amo” ou até mesmo que “bati em você porque te amo”. Esta confusão tem como único objetivo manter fomentada a separação, pois quem está confuso não sabe diferenciar a separação da união.

Outra confusão maior do ego é confundir causa com efeito. No cotidiano estamos sempre pensando e até vivenciando a causa do nosso sofrimento, da nossa dor como algo externo, do qual não temos nenhum controle. Assim, é “natural” pensar que o outro é a causa de toda minha miséria sendo este completamente responsável pelo que acontece comigo.

Um Curso em Milagres nos ensina que causa e efeito estão invertidos no mundo do sistema de pensamento do ego e que na verdade toda a causa do nosso sofrimento, em última instância, é a escolha que fazemos internamente de deixar o ego controlar nossa mente ao invés de colocar o Espírito Santo como guia dela. Está claro que não temos controle do que nos acontece externamente, mas não só temos, mas devemos aprender a ter controle de como reagimos às coisas que nos acontecem na vida.

A Resiliência e as relações saudáveis

Resiliência é uma palavra que está muito presente dentro da psicologia atual e já se tornando parte do domínio público. Resiliência significa a habilidade de uma pessoa se recuperar ou se adaptar bem dentro de um prazo rápido a alguma doença, mudança na vida, decepção, má sorte e assim por diante. Podemos dizer que quanto melhor e mais rapidamente a pessoa se recupera ou se adapta a uma situação diferente ou nova para ela, mas forte é a sua resiliência.

Uma das características de relações extraordinárias é a habilidade das pessoas de se recuperarem ou se adaptarem rapidamente a qualquer mudança na relação. Por exemplo, todos os dias temos oportunidades para conflito um com o outro nas nossas relações e estes conflitos nos deixam com mágoas, raiva, ódio, tristeza e outras emoções fortes. As pessoas com uma resiliência forte resolvem ou se adaptam ao que ocorreu mais rapidamente do que aquelas cuja resiliência é fraca. Com isto elas têm mais facilidade de perdoar e de esquecer o que aconteceu e aprender com o que aconteceu. As pessoas com uma resiliência forte resolvem o que tem que ser resolvido de imediato sem guardar nada para depois. Já as pessoas com a resiliência fraca ficam guardando mágoas por muitos dias e dias, meses e meses ou mesmo anos e anos tornando a relação um desespero para ambos os lados.

As relações extraordinárias

Nós precisamos de relações extraordinárias para uma convivência saudável com tudo e com todos deste sistema planetário. Sem elas a nossa vida se torna um vazio e não construímos a vida maravilhosa da qual somos capazes. Assim, este curso chamado Criando Relações Extraordinárias irá aprofundar nos temas acima mencionados, abordar os passos específicos pelos quais todas as relações passam, bem como se as nossas relações têm futuro ou não.

Planejamos este curso para aquelas pessoas que estejam realmente interessadas na busca de criar relações extraordinárias e profundas, nas quais elas possam usar todo seu potencial de inteligência e sabedoria como um caminho para o seu crescimento pessoal, social, profissional, financeiro e espiritual. .

Maiores informações: institutoiimpaz@gmail.com – amdsantos54@hotmail.com ou pelos telefones: 061-9919-4814 – 061-9693-4814 – 061 – 3257-2452.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?