Treinamento em Psicoterapia
Data
Em breve.
Local
Em breve.
Para profissionais da área de saúde, incluindo psiquiatras e psicólogos, sobre a Psicologia de Carl Rogers – Psicoterapia Centrada na Pessoa – o homem, suas ideias e práticas. Conceitos, tendência à atualização, e reflexão sobre as seis condições para mudanças terapêuticas bem como escuta profunda.
Trabalharemos com prática, feedback e a vivência de pequenos e grandes grupos.
A QUEM SE DESTINA: Profissionais da área de saúde mental;
___
Entre em contato para mais informações sobre o evento:
contato@antoniosantos-phd.com.br
Conteúdo
Introdução geral à Psicoterapia Centrada na Pessoa e Carl Rogers – sua natureza e aplicação, e as seis condições para mudanças terapêuticas bem como escuta profunda. Trabalharemos com prática, feedback e a vivência de pequenos e grandes grupos.
Exploraremos os momentos de movimento do qual fala Rogers, bem como os momentos mágicos (Santos, 2020), a relação I-Thou, congruência e confrontação e conhecimento pessoal na psicoterapia.
Foco na empatia como maneira de aprendizagem e diálogo e conceito de Como-Si; abordaremos as premissas de Rogers e a psicologia humanista bem como o campo fenomenal e o ser – identidade, “No” e “Q-Sort”.
Trabalharemos com tríades e díades e grupos de encontro.
Abordaremos a teoria de personalidade de Rogers e suas implicações para a psicoterapia; as condições essenciais do processo terapêutico como necessárias e suficientes; exploraremos a diferença entre pequenos grupos de terapia, pequenos grupos de encontros e grandes grupos de encontro. O Psicoterapeuta terá oportunidade de explorar seus pontos fracos e fortes bloqueadores ou propulsores da excelência na terapia e explorar a empatia de maneira profunda, bem como aprender sobre os diferentes tipos de empatia.
Vamos ajudá-lo a construir seu portfólio pessoal como terapeuta – o processo e o conteúdo da sua aprendizagem. Exploraremos a psicoterapia individual da perspectiva da Psicoterapia Centrada na Pessoa, o lugar da “disclosure” pessoal na psicoterapia. Prover uma oportunidade para analisar sua anamnese Pessoal e os pontos da sua prática terapêutica. Vamos examinar como lidar com clientes “difíceis” e “altamente resistentes”. Exploraremos o papel da espiritualidade na psicoterapia e na vida do psicoterapeuta. Abordaremos o papel da diversidade na prática terapêutica, em pequenos grupos e grandes grupos de encontro.
Exploraremos as funções e papéis, seus princípios e as diretrizes da supervisão clínica; abordaremos também os diferentes modelos de supervisão clínica e abordaremos fatores contextuais, “burnout”, ligados à supervisão clínica. Faremos demonstração e prática e os participantes terão oportunidade de exercitar supervisão como colegas.
Detalhes do evento
Programação:
Em breve.
Carga horária:
Em breve.